Bem Vindos!

Opz! Tudo bem?

Eu sou o Prof. Marcos, auxilio a alunos do ensino fundamental, médio e superior com dificuldades em Matemática e Física. Também passo uma parte do meu tempo "filosofando" e construindo conteúdo didático/paradidático para ajudar a melhorar a educação em nosso país.

Você que está precisando de ajuda com estas disciplinas, poste aqui ou me mande um e-mail com sua dúvida! Cada nova pergunta pode gerar um novo texto, conteúdo ou apostila, que serão compartilhados entre todos os nossos colegas. No final desta página você encontra links para baixar o material já disponível.

Vamos tornar o momento de aprender mais interessante!
Veja minhas qualificações em meu perfil


Palestras

Palestras
Ciência Contemporânea na Escola

Noética


Esta é uma nova disciplina, cujo nome vem do grego nous que significa mente.
A Noética se dedica a estudar os fenômenos subjetivos - a consciência, a força da mente, o espírito e a razão da vida por uma ótica científica.
Parte do princípio de que todo homem (ou tudo no Universo) emite um campo energético com o qual é capaz de agir e reagir sobre o seu meio. Este campo energético individual se funde aos demais formando um campo energético coletivo com maior poder, tendendo ao infinito.

Física
Este é um nome bem interessante dado a uma ciência que até pouco tempo teve o propósito de estudar os fenômenos físicos (ou tangíveis).
Porém já não é mais assim desde que o Universo se tornou tetra-dimensional (x, y, z, t), e que o eixo do tempo passou a ser um referencial legível não apenas partindo-se do tempo presente mas também para os valores tendendo ao zero. A busca pelo instante inicial da criação, pela partícula fundamental e pelo "big-bang" fundiram a física com o misticismo e trouxeram para o círculo científico um novo significado para o que conhecemos como Deus.

Qualquerísmo
Ismo é o sufixo para a maioria das religiões (Cristianismo, Judaismo, Islamismo, Budismo, Nacinalismo, Ativismo, Dadaismo, Politeismo, Jedismo, Messianismo, enfim qualquer ismo) até mesmo o Ateismo e o Ceticismo. Todas são formas de religião, e quem se classifica entre Agnósticos, na verdade, não são convíctos - pois até a devoção pelo time de futebol se passa por religião.
Os céticos (como eu mesmo já me rotulei muitas vezes e por isso vou comentar sobre eles) são aqueles que acreditam em uma divindade absoluta, única, onipresente, onisciente, amorfa, intangível e real - diferentemente dos Ateus que simplesmente não acreditam em divindade alguma ou de outros Teistas que acreditam em uma divindade super-humana.
Gosto do rótulo de cético visto desta forma, pois acredito em um Deus, anterior à criação do Universo da vida e de tudo o que conhecemos - por isso Ele tem que ser amorfo - mesmo quando as escrituras mais antigas digam que fomos criados à imagem e semelhança do criador no sentido físico.
Entendo que o verdadeiro sentido da semelhança seja o poder criacionista que nos foi dado, isto é, somos também criadores assim como o nosso criador.
Messias ou "mensageiro", tivemos muitos ao longo da história e a escolha do seu ismo depende diretamente do mensageiro em que você acredita.
Acredito que todo mensageiro fôra, na verdade, um homem iluminado, capaz de sorver o significado da força original, onipresente e oniciênte, que rege a vida e o movimento no Universo. Para ser o mensageiro (o escolhido), este homem teria que ser capaz de falar com seus contemporâneos com a linguística atual, tendo a propriedade de atingir a todos em seu tempo e reforçar a mensagem do criador, sobre a preservação de todas as espécies e de toda a criação. Acima de tudo, deveria ser criado sob as doutrinas do último grande Messias, para ser capaz de reler os ensinamentos e traduzi-los para seus contemporâneos, inserindo o conhecimento adquirido pelo homem até o momento da nova revelação.
A história da humanidade é contada por aqueles que resistem às grandes transformações - sejam elas provocadas por efeitos naturais ou pelas guerras.
Muitos ditos mensageiros que acabaram tendo menor evidência, acredito que sofreram este desabono por não terem se posicionado corretamente em seu tempo.
O mundo ocidental reconhece a Jesus Cristo como o último grande messias, mas outros homens iluminados já vieram depois de Jesus e trouxeram para a humanidade uma enorme carga de experiências e conhecimento sobre a vida, o Universo e tudo mais.
Estes homens iluminados costumam chamar de inspiração o momento em que a divindade lhes apresenta seu infinito poder.

Metafísica
Além da Física (transcendendo o tangível) é por onde Aristóteles caminhava.
Pai da Metafísica, mesmo enquanto pensava apenas em physis, estudou a relação entre a realidade, o natural, e o sobre-natural - pelas propriedades das coisas; a existência, o espaço, o tempo, a possibilidade e a causalidade.
(ainda não terminei...)

A Confluência do Conhecimento
Todo seguidor de qualquer ismo entende que algumas respostas para o Universo físico estão gravadas sob os mistérios de sua fé. Mas não é de fé exatamente que estas respostas são formadas.
A fé é como a "observação" de um fenômeno na auxência de instrumentos que os tornam tangiveis ou visiveis onde a teoria aponta para um resultado indiscutivel, embasado em fortes argumentos, porém na auxência de fatos ou provas - assim é a fé - a crença em uma verdade absoluta sem questionamento ou provas.
Fazendo uso de artifícios ciêntíficos, somos capazes de, sob orientação da fé, atingir resultados que, aliados aos conceitos subjetivos originais, se tornam provas experimentais para completar a "observação" destes fenômenos subjetivos.
  • Gosto de usar como exemplo um experimento interessante: 
Masaro Emoto, um visionário pesquisador, desenvolveu uma técnica de tratamento alternativo chamado Hado e que, por uso de palavras e pensamentos bons, é capaz de promover prosperidade e cura.
Hado é, para mim, mais um ismo entre tantos, porém, baseado em processos científicos, Sr Emoto obteve dados bastante interessantes sobre a influência do pensamento sobre o meio físico.
Utilizou frascos de vidro, rotulados com palavras boas ou ruins, impondo seus pensamentos enquanto preparava cada frasco enchendo-os com pura água destilada.
Deixando-os no congelador da noite para o dia, observara os cristais de gelo formados em cada frasco.
O documento publicado da pesquisa do Sr Emoto contém fotos reveladoras do efeito causado.
Os cristais assosciados aos bons pensamentos são simétricos como flocos de neve, enquanto os cristais associados aos maus pensamentos são caóticos.
Você pode obter mais detalhes sobre este experimento no site de Masaro Emoto.
Obviamente é necessário desenvolver habilidades específicas para se atingir resultados como estes individualmente. Principalmente a concentração. Porém, se voltarmos para o princípio da Noética, a concentração não precisa ser individual, mas coletiva, para se obter um campo energético mais potente.
O próprio pesquisador Masaro Emoto, que tem formulado vários estudos utilizando água, confirma que se 1/10 da população do mundo conseguir se concentrar em 1 objetivo comum por um instante, este objetivo se realizará - mas não estamos falando de aparições/desaparições mágicas, estamos falando de transformação do meio físico.

(ainda não terminei...)