Bem Vindos!

Opz! Tudo bem?

Eu sou o Prof. Marcos, auxilio a alunos do ensino fundamental, médio e superior com dificuldades em Matemática e Física. Também passo uma parte do meu tempo "filosofando" e construindo conteúdo didático/paradidático para ajudar a melhorar a educação em nosso país.

Você que está precisando de ajuda com estas disciplinas, poste aqui ou me mande um e-mail com sua dúvida! Cada nova pergunta pode gerar um novo texto, conteúdo ou apostila, que serão compartilhados entre todos os nossos colegas. No final desta página você encontra links para baixar o material já disponível.

Vamos tornar o momento de aprender mais interessante!
Veja minhas qualificações em meu perfil


Palestras

Palestras
Ciência Contemporânea na Escola

sexta-feira, 12 de março de 2010

Filosofísica

Há algum tempo se fala em inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no contexto da sala de aula. Este é um tema que muito me interessa, visto que sou amante da Física Relativista, da Física de Partículas (Quântica), pela busca da origem do Universo e de tudo mais (Guia do Mochileiro das Galáxias) e principalmente, de um outro tema que um grande amigo (André Pavanelli Buscariolo) me apresentou a pouco, a que chamaram de "Filosofísica" (Filosofia + Física).
Ambos os temas, não apenas deveriam ser incluidos no ensino moderno, como deveriam ser classificados com a mesma importância que se dá hoje à Matemática e a Lingua Portuguesa.
Trata-se do ensino voltado à observação e crítica (no sentido analítico) dos fenômenos naturais, da leitura do ambiênte e da interpretação da relação entre a natureza e a sociedade.
Com uma abordagem de continuidade, relacionando todas as áreas do conhecimento e como uma completa a outra, desde o ensino da língua até o ensino das ciências construindo uma matemática de utensílios analíticos; e a partir da vivência dos antigos pensadores, relendo a história, entender como dar continuidade às descobertas do homem sobre os mistérios do Universo em qualquer proporção.
Esta é a essência do indivíduo pensante - aquele capaz de modificar o seu meio e não ser mero fruto dele - do ser capaz de entender o principio, o meio e o rumo da cadeia infinita de transformações que teve início no momento sublime da criação. Quando todos entenderem a relação inquebrável entre o infitamente pequeno e o infinitamente grande, seremos capazes de entender qualquer coisa em nossa volta, e seremos capazes de repetir grandes momentos de descoberta, como há mais de 500 anos, quando o homem foi capaz de enxergar um "mundo redondo" enquanto a verdade absoluta apontava para um "mundo plano".
O principal objetivo do ser pensante, é desvendar os olhos do absolutismo do mundo que o cerca.

2 comentários:

  1. Entenda-se por "desvendar" tirar as vendas, clarear a visão.

    ResponderExcluir
  2. “A ciência natural não se restringe simplesmente em descrever e explicar a Natureza; ela resulta da interação de nós mesmos e a Natureza, e possibilita uma descrição que é revelada pelo nosso método de questionar”
    Werner Heisenberg (1901 – 1976)

    " “Intellige ut credas, crede ut inteligas”(é necessário compreender para crer e crer para compreender) Santo Agostinho

    O agir humano intervém e transforma o ambiente em que o aluno está se desenvolvendo e, automaticamente, o ambiente intervém e modifica o ser humano. O que se aprende de teórico é utilizado, em muitas vezes, de formas adversas das quais foram apresentadas, e as operações intelectuais utilizadas durante a ação, diferem daquelas necessárias para a resolução de problemas, do tipo papel e lápis. A “Filosofísica” (Filosofia + Física = Vida) atende a essa nova ruptura entre corpo e cérebro, atende a uma organização de conhecimentos e assimilações de conseqüências e resultados presentes na área da Física Moderna. Por ser verdade que os resultados de tal ciência tocam, de perto, em conceitos fundamentais como: realidade, espaço, tempo e “o agora”, o confronto poderá dar lugar às mudanças inteiramente novas e imprevisíveis.

    “ Se pude ver mais longe é porque me ergui sobre os ombros de gigantes” Isaac Newton (1642 – 1727)

    Grande abraço Marcão, meu "gigante preferido".
    André Pavanelli Buscariolo.

    ResponderExcluir